A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada
pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP - Convênio 5900.0113062.19.4, processo
nº 23089.102938/2019-54, com o objetivo de apoiar a aquisição e análise de dados abióticos
para o projeto “Mar de Alcatrazes - Monitoramento de invertebrados, peixes e
fatores abióticos no ambiente marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, litoral
norte do Estado de São Paulo”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO DA VAGA
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
Bolsa
de Apoio Técnico à pesquisa |
APOIO_PESQ |
Atividades presenciais no
município de São Sebastião (litoral norte de SP) |
Planejamento e execução das
atividades de campo; obtenção, processamento e curadoria de dados; e operação
de manutenção de equipamentos |
Mestrado concluído |
1 (uma) |
R$ 4.000,00 |
12 (doze) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:
1.1.1.
Tenham mestrado completo em Ciências
do Mar, Meteorologia, Sensoriamento Remoto, Ciências Biológicas, Ciências
Ambientais ou área afins.
1.1.2.
Tenham experiência prática com
mergulho autônomo, instrumentação oceanográfica e trabalho embarcado, fluência
em curadoria de dados utilizando planilhas, e noções de programação em R, ou
Python. Organização é a característica essencial para a(o) candidata(o), sendo
ainda fundamental o interesse em aprendizado ou aprimoramento teórico e prático
sobre irradiância solar e campos de luz subaquáticos. A(O) candidata(o) deve
estar disposta(o) a residir no, ou próximo, ao município de São Sebastião. É
desejável, mas não constitui pré-requisito, que a(o) candidata(o) tenha bom
conhecimento da língua inglesa.
1.2. São atribuições da(o) bolsista:
1.2.1.
Executar um plano de trabalho de apoio à pesquisa em consonância com as
atividades do projeto;
1.2.2.
Organizar e preparar as campanhas de levantamento de dados;
1.2.3.
Administrar o uso e a calibração dos instrumentos do Laboratório Aquarela, do
Centro de Biologia Marinha da USP, utilizados em campo durante o projeto;
1.2.4.
Fazer curadoria dos dados de variáveis abióticas obtidos durante o projeto bem
como eventuais bases de dados complementares;
1.2.5.
Analisar as variáveis abióticas obtidas e se familiarizar com os programas de
aquisição e processamento de dados;
1.2.6.
Auxiliar na aquisição de novos equipamentos para o projeto ou mediar eventuais
reparos
1.2.7.
Auxiliar a coordenação na organização e controle de documentos referentes ao
projeto;
1.2.8.
Produzir relatórios nas frequências solicitadas, conforme demanda da coordenação
do projeto;
1.2.9.
Cumprir o trabalho na modalidade presencial, no
município de São Sebastião (litoral norte de SP), salvo em caso de orientações
institucionais distintas.
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas a(o) bolsista deverá dedicar 30 (trinta) horas
semanais.
2.2.
As atividades deverão ser realizadas de forma presencial,0 no Centro de
Biologia Marinha da Universidade de São Paulo, localizado em São Sebastião, SP.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.
O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 16/05/2024 e as 23h59min do dia 26/05/2024.
3.1. Para efetivar a inscrição será
necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br,
com cópia para o e-mail ciottiam@gmail.com, de comprovante de escolaridade,
currículo lates e/ou
vitae e carta de intenção
com até 2 páginas, em
que se apresente a experiência desejável para
a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).
3.1.1. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (049/2024) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.2.
A não apresentação da documentação exigida poderá
ser motivo de desclassificação da(o) candidata(o).
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1.
Será atribuída, conforme
especificado: 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), conforme previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses,
correspondente
ao período de 15
de junho de 2024 a 14 de junho de 2025.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica,
pela plataforma Google Meet.
6.2. É de responsabilidade da(o) candidata(o), aprovada(o) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocada(o)s até 5 (cinco) candidata(o)s por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação da(o)
candidata(o), independentemente do motivo alegado.
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período | |
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
27/05/2024 |
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
27/05/2024 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
28/05/2024 |
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
29/05/2024 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
31/05/2024 |
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
03/06/2024 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 12 (doze) meses, contados da data da publicação.
7.2. O contrato da(o) bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.4. As
atividades terão início em 15/06/2024 e término em 14/06/2025, condicionado
à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a
partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, a(o)
candidata(o) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “MAR DE ALCATRAZES” , EDITAL N° 049/2024”.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. A(o) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para
o e-mail do Projeto: ciottiam@gmail.com.
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2.
A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito
de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou reclamação
de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional
ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da
prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente
sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2.
Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se
limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm
a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4.
Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de
dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu
Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor
Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
Em virtude da desistência de Andreia Cristina Barbosa de Oliveira, convocamos o 2a Suplente, Sebastián García-Loyola para contratação no período de 18/11/2024 a 17/06/2025, como Bolsista de Apoio Técnico à pesquisa.
Em virtude da desistência de Luana Freire da Silva convocamos a 1a suplente, Andreia Cristina Barbosa de Oliveira, para contratação no período de 18/11/2024 a 17/06/2025, como Bolsista de Apoio Técnico à pesquisa
A FapUnifesp torna público o resultado final, após a fase de recursos:
Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa - APOIO_PESQ
TITULAR
Luana Freire da Silva
SUPLENTES
1ª Andreia Cristina Barbosa de Oliveira
2º Sebastián García Loyola
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após
conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista:
Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa - APOIO_PESQ
TITULAR
Luana Freire da Silva
SUPLENTES
1ª Andreia Cristina Barbosa de Oliveira
2º Sebastián García Loyola
Convocamos os candidatos a seguir, para a fase de
entrevistas que serão realizadas no dia 28/05/2024, nos horários
especificados.
As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência,
através da plataforma Google Meet:
09h:00min - Sebastián García-Loyola: https://meet.google.com/aoc-uhan-hjy
10h:30min - Bruno Paes De Carli: https://meet.google.com/ydn-rwko-qok
13h:30min - Andreia Cristina Barbosa de Oliveira: https://meet.google.com/pbk-ccxn-rgj
15h:00min - Luana Freire da Silva: https://meet.google.com/vee-qtuh-gfc
16h:30min - Victor Cordeiro: https://meet.google.com/mxc-yhbz-pqt